
Você sabe o que é martech? Entende o impacto da combinação de tecnologia e marketing no sucesso de um negócio? Se você nunca ouviu falar ou tem dúvidas sobre o tema, este artigo vai ajudá-lo. É muito provável que você já use ferramentas martech na sua rotina, pois elas são bastante populares. Para que você aproveitá-las ainda mais, vamos descomplicar este conceito e mostrar como ele pode ser uma peça-chave para potencializar sua estratégia de marketing. Continue lendo!
O que é Martech?
Martech é a junção das palavras “marketing” e “technology” (tecnologia). O termo refere-se às ferramentas, soluções e organizações que utilizam a tecnologia para otimizar processos de marketing, como coleta de dados, automação de tarefas e análise de campanhas. Em resumo, as empresas de Martechs tornam o trabalho de marketing mais ágil, eficiente e direcionado, aproveitando a evolução tecnológica.
Como as Martechs funcionam na prática?

As empresas de Martechs têm como principal objetivo facilitar a vida dos profissionais de marketing, usando os avanços tecnológicos para oferecer automatizações, criar experiências mais personalizadas para o cliente, etc. Sua aplicação é muito vasta, podendo incorporar soluções no planejamento de ações de marketing, na execução de tarefas de personalização de público e mensagem, no monitoramento de resultados e no gerenciamento de dados para a otimização de ações. Veja como as soluções de Martech podem ajudá-lo no seu negócio:
- Soluções de Digital Analytics (Coleta e análise de dados): Dentro do universo de Martech encontramos soluções de Digital Analytics, como Google Analytics, Adobe Analytics, Mixpanel, Hotjar, entre tantas outras. Estas soluções de digital analytics ajudam a entender melhor os resultados de campanhas, o comportamento do consumidor, otimizar sites e apps, etc.
- Soluções de CRM (Automação de marketing): Outro universo importante dentro do ecossistema de martech, estão as diversas soluções de CRM e de automação de comunicação, que personalizam mensagem para o público-alvo e automatizam rotinas. São exemplos nomes como: Hubspot, RDStation, Salesforce, Blaze, etc.
- Soluções de gestão e aprimoramento de campanhas: Apoiam na estruturação e gestão de campanhas, fornecendo agilidade e insights para tomadas de decisões mais assertivas.
A partir do conceito de Martech, as empresas podem planejar, executar, monitorar e otimizar suas estratégias de marketing de forma mais eficaz, conquistando clientes e fortalecendo sua presença no mercado.
Martech e Adtech: qual a diferença?
Embora os termos sejam frequentemente confundidos, há uma diferença clara entre Martech e Adtech:
- Martech: foca em otimizar todos os processos de marketing, desde a criação de conteúdo até a gestão de dados (marketing analytics).
- Adtech: concentra-se em melhorar a performance das campanhas publicitárias.
Ambos os conceitos são importantes, mas cada um desempenha um papel específico dentro da estratégia de marketing.
O surgimento das Martechs no Marketing 4.0
As martechs ganharam destaque com a evolução do marketing 4.0, conceito desenvolvido por Philip Kotler. Nesse cenário, o consumidor 4.0 busca agilidade, personalização e atendimento omnichannel, ou seja, aquele que acontece com boa fluidez e comunicação em todos os canais de uma empresa.
A palavra-chave do marketing 4.0 é conectividade e é aqui que as empresas de Martechs entram em cena. Elas são essenciais para atender às demandas desse novo consumidor e criar relações mais próximas e humanizadas entre marcas e clientes.
Veja algumas das lições que Philip Kotler nos ensina sobre marketing e que podem ajudar a te convencer das vantagens que a tecnologia e a inovação podem trazer para melhores estratégias de marketing:
Quais são as vantagens de contratar soluções de Martech?

Investir em soluções de Martech traz diversos benefícios. Confira alguns deles:
- Gestão de dados mais eficiente: a coleta de dados é muito importante para otimizar os resultados de marketing. Entretanto, se você não souber como gerenciar as informações coletadas, dificilmente será possível se beneficiar a partir delas. As empresas de martech ajudam a facilitar o acesso a informações estratégicas para uma tomada de decisão mais assertiva.
- Ser Data Driven: Ao usar soluções como o Google Analytics e as demais tecnologias de mensuração de marketing, você pode monitorar dados que são atualizados em tempo real. Isso possibilita que decisões estratégicas sejam tomadas de forma mais ágil e segura, com embasamento em informações concretas e atualizadas. No longo prazo, isso representa uma maior eficiência na tomada de decisões, especialmente na aplicação do orçamento de uma empresa.
- Melhor desempenho em campanhas: a partir do uso de informações mais relevantes para a personalização das campanhas do seu negócio, você garante maior conversão de clientes, tornando suas campanhas mais eficazes e gerando mais vendas.
- Redução de custos: a utilização de soluções de martech é capaz de otimizar o uso dos recursos da sua empresa, uma vez que as tecnologias têm maior chance de refletirem os resultados previstos por causa do seu embasamento em dados sólidos, personalizados e atuais, aumentando a relação de custo-benefício.
- Satisfação do cliente: a satisfação do cliente é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Com o uso de soluções e serviços relacionados a Martech, sua empresa pode compreender melhor as necessidades dos consumidores, oferecendo experiências personalizadas e consistentes. A satisfação do cliente se traduz em lealdade, maior valor agregado ao produto ou serviço, e melhor reputação no mercado.
O futuro das Martechs: o Marketing 5.0
Se no Marketing 4.0 a conectividade era o foco principal, no Marketing 5.0, a protagonista é a tecnologia. Essa nova abordagem combina avanços tecnológicos com humanização, visando fortalecer os vínculos entre marcas e clientes. Em um cenário comercial caracterizado por alta conectividade, ausência de barreiras físicas, intensa concorrência e consumidores que demandam agilidade e personalização, a tecnologia se consolida como uma aliada essencial para atender às exigências do marketing.
As soluções de martech estão em crescimento e o cenário deve se manter assim este ano. Para que você tenha uma ideia da relevância deste conceito, foram mapeados mais de 14 mil produtos de martech em 2024, uma adição de 3.068 produtos em comparação com 2023, segundo dados divulgados no The 2024 State of Martech Report, iniciativa da plataforma chiefmartec.com.br. Isso representa um crescimento de 27,8% ao ano, como ilustrado na imagem abaixo.


Fonte das imagens: https://chiefmartec.com/2024/05/2024-marketing-technology-landscape-supergraphic-14106-martech-products-27-8-growth-yoy/.
Quais são as principais ferramentas de martech atualmente?
As ferramentas de martech podem ser úteis para diversas funções, como você aprendeu neste artigo. Portanto, elas costumam se categorizar entre ferramentas de automação de marketing, análise de dados, CRM (Customer Relationship Management), gestão de redes sociais, digital analytics, gestão de sites e conteúdos, publicidade online e CRO (Conversion Rate Optimization). Entre esses produtos mapeados pelo relatório que citamos acima, temos algumas ferramentas muito populares que você deve conhecer.














- Google Analytics: o conhecido Google Analytics é uma ferramenta de martech com versão gratuita utilizada para análise de dados, oferecendo uma visão geral muito completa do tráfego de visitantes do seu site. Além de ser uma solução em análise de dados, o GA4 também atua como ferramenta de CRO, processo que visa aumentar a porcentagem de visitantes do seu site que realizam uma ação desejada, como comprar um produto. Entre os produtos Google, também vale mencionar o Google Ads, plataforma de publicidade online que permite a criação de anúncios veiculados no Google e em outros websites.
- WordPress: o WordPress é uma ferramenta de gestão de sites e conteúdos (CMS ou Content Management System) muito conhecida pela sua interface amigável e intuitiva, contando com diversos recursos que permitem a criação de sites e blogs completos de forma acessível.
- Hotjar: o Hotjar é uma plataforma de CRO que fornece análises de comportamento e dados de feedback para ajudá-lo a otimizar o seu site e entender os seus clientes.
- Salesforce: a Salesforce atua como uma plataforma de CRM que oferece recursos para gerenciamento de potenciais clientes, vendas, atendimento e muito mais. As plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são focadas em entender o comportamento dos consumidores e oferecer uma experiência personalizada em todos os pontos de contato de um negócio.
- HubSpot Marketing Hub: essa ferramenta do HubSpot focada em automação de marketing atua aplicando tecnologias para automatizar tarefas repetitivas e otimizar o marketing digital das empresas. Com o HubSpot, você pode automatizar e-mails do dia a dia, enviar mensagens de marketing personalizadas para o seu negócio, além de monitorar e otimizar o desempenho do seu site.
Por que contratar empresas de martech?
Contar com o apoio de uma empresa de martech se torna essencial para otimizar os seus resultados de marketing. Embora muitas empresas contratem apenas plataformas de serviços isoladamente, essa abordagem não é suficiente. Sem a mão de obra qualificada e a expertise em marketing e tecnologia, a empresa pode enfrentar desafios na implementação e no aproveitamento completo das ferramentas.
As empresas de soluções martech trazem não apenas o domínio técnico necessário, mas também estratégias personalizadas para cada negócio. Elas são capazes de identificar oportunidades, otimizar campanhas e extrair o máximo das plataformas tecnológicas, garantindo que investir em martech te dê um ótimo retorno. Portanto, trabalhar em parceria com uma empresa de martech é fundamental para melhorar resultados de marketing e satisfazer seu cliente. E lembre-se, além de contratar as tecnologias de Martech, também é importante contar com uma Consultoria de Martech, que saiba orientar e implementar as soluções.
Agora que você sabe o que é martech, o que acha de começar a explorar as possibilidades para o seu negócio? Com o suporte da M.Martech, você poderá aprimorar sua estratégia, melhorar a experiência do cliente e conquistar melhores resultados em marketing. Entre em contato conosco e saiba mais!
Referências
Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
SCOTT, Brinker. 2024 Marketing Technology Landscape Supergraphic: 11,046 Martech Products, 27.8% Growth YoY. Chief Marketing Technologist Blog, 01 maio 2024. Disponível em: https://chiefmartec.com/2024/05/2024-marketing-technology-landscape-supergraphic-14106-martech-products-27-8-growth-yoy/. Acesso em: 10 jan. 2025.