Antes de aplicar ao seu dia a dia, entenda como a taxonomia ajuda o marketing.
Vamos falar um pouco sobre taxonomia em si. Como muitos termos científicos, ele é originado no grego, juntando os termos “táxis”que significa arranjo com “nomia” que significa “método”. Portanto, a taxonomia é em linhas gerais, o método de arrumar coisas.
Muito comum em disciplinas de ciência clássica, como biologia, a taxonomia é usada para agrupar conteúdo com base em características comuns, dando nomes e organizando estes grupos. Esta organização pode gerar novos subgrupos e assim por diante, criando uma classificação hierárquica.
Mas, o que isso tem a ver com o marketing? A taxonomia une a teoria e a prática, visando identificar, organizar, descrever, nomear e classificar itens. Assim, ela anda de mãos dados com o marketing, principalmente as atividades de marketing relacionadas à Martech, visto que tem como objetivo facilitar a organização de dados e informações, ou seja, ajuda a estruturar os dados.
Como aplicar taxonomia à Martech?
Vamos a um exemplo, imagine que você está rodando uma plano de mídia em diversos veículos, com diversos formatos, eventualmente, envolvendo mais do que uma agência de publicidade e por aí vai.
Porém, ninguém deu atenção a taxonomia usada na parametrização dos links e agora quando você tenta analisar os dados de veículos registrados no Google Analytics se depara com a seguinte situação: Facebook, facebook, face, Face, FB, fb, Meta-ads, etc. Pois cada pessoa ou empresa escreveu de uma forma a parametrização de mídia e não há regra alguma, portanto, o trabalho de analisar o desempenho de formatos e criativos ficou muito mais complexo.
O exemplo acima cita um veículo, agora multiplica isso para uma campanha de marketing digital de larga escala, com investimento massivo em diversos locais, o trabalho de organização e análise dos dados de campanha será muito prejudicado, talvez até se perca algumas informações.
Neste caso, a simples parametrização do link, foi feita de forma desestruturada e sem taxonomia, o que adicionará uma camada de tratamento de dados, com a necessidade de criação de um dicionário de similaridades para que se tente normalizar os dados da campanha. Um processo possível, mas custoso e aberto a erros, que poderia ser evitado com a estruturação da taxonomia de suas campanhas digitais.
A taxonomia em martech é um item relativamente simples no prisma de execução, porém exige um pensamento estratégico e uma disciplina na aplicação. Mas é crucial para dar agilidade e viabilizar granularidade de análise. Assim, toda empresa que investe em marketing e em soluções de martech deveria ter pelo menos a taxonomia de parametrização de mídia organizada e alinhada com as estratégias de negócio.
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