As principais ferramentas de Martech para melhorar seus resultados digitais!

O que chamamos de Martech (marketing + tecnologia) tem se consolidado como um meio indispensável para empresas que buscam otimizar processos, personalizar a experiência do cliente e alcançar melhores resultados. No artigo de hoje, exploraremos quais são as principais ferramentas de Martech. Se interessou? Então, continue lendo!

Caso você ainda não esteja familiarizado com este termo, Martech refere-se à aplicação estratégica de softwares e ferramentas tecnológicas com o objetivo de otimizar as estratégias de marketing de uma empresa, englobando desde a aquisição dos leads (ou seja, clientes em potencial) até a fidelização dos clientes. A Martech pode ser usada para automatizar tarefas, analisar dados, gerenciar campanhas, criar conteúdo e muito mais.

Agora, confira quais são as ferramentas de Martech mais utilizadas nos dias de hoje, divididas por categoria aqui neste artigo: 

CRM (Customer Relationship Management):

A gestão de relacionamento com o cliente, na tradução para o português, é todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes. Algumas soluções essenciais de CRM são a Salesforce, o RD Station e o Blaze CRM, por exemplo.

Essas plataforma ajuda empresas a monitorar interações, criar fluxos personalizados e, principalmente, a construir estratégias baseadas em dados sólidos. Eles ajudam sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir, organizando contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando o processo de vendas.

Automação de Marketing

A automação de marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações, conduzindo o lead até a venda. Para otimizar campanhas e nutrir leads de forma estratégica, o HubSpot é uma referência. O Marketing Hub da HubSpot, além de oferecer uma versão gratuita, pode ser a solução para a automação de marketing que vai direto ao encontro do Sales Hub, solução de vendas disponível na mesma plataforma. Sua capacidade de integrar automação com CRM facilita a gestão de funis de vendas e a criação de campanhas segmentadas.

Gerenciamento de Mídia Paga

A gestão de mídia paga é um dos pilares do marketing digital, desempenhando um papel fundamental no sucesso das empresas. Na categoria de mídia paga, o Google Ads continua sendo a principal escolha para criar campanhas altamente segmentadas.

O Google Ads (antigo Google Adwords) é a plataforma de anúncios do Google, além de ser a maior ferramenta de links patrocinados da internet. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC) e permite criar anúncios que cobrem desde a rede de pesquisa até campanhas de vídeo no YouTube.

Social Listening

O social listening é uma estratégia aplicada nas redes sociais para monitorar comentários e conversas relacionadas a uma marca. Para isso, a análise é conduzida com base em termos ligados ao negócio e temas relevantes ao nicho de mercado em que a empresa atua.

Entre as ferramentas de social listening, está o Google Trends. Gratuitamente, é possível saber tudo aquilo que está em alta na internet, além dos assuntos mais procurados nas ferramentas de pesquisa (Google, Bing, etc) pelos usuários de acordo com a localização e um período de tempo específico. Com essa solução, você consegue identificar tendências e medir a percepção da marca em tempo real.

Data Management Platform (DMP)

DMP ou Data Management Platform é o termo que refere-se a uma plataforma de gerenciamento de dados que permite interpretar, coletar e organizar dados de diferentes fontes para otimizar o marketing digital de uma empresa.

O Adobe Audience Manager (AAM) se consolida como uma plataforma poderosa para de DMP. O AAM é uma plataforma avançada de gerenciamento de dados que permite que os profissionais de marketing segmentem, direcionem, avaliem e ativem perfis de consumidores para campanhas de marketing entre canais. Ele fornece aos profissionais de marketing insights sobre os comportamentos dos consumidores para que eles possam personalizar melhor as campanhas e atingir o público certo.

Isso inclui reunir informações do usuário de uma variedade de fontes, como análise da web, listas de e-mail e provedores de dados de terceiros para criar perfis detalhados de consumidores. Ele também tem ferramentas para ajudar a segmentar e direcionar públicos de forma mais eficaz.

Análise de Dados

Também chamada de data analytics, a análise de dados envolve o processo de examinar grandes volumes de dados a fim de descobrir padrões, relações e insights que possam contribuir com a otimização das estratégias de um negócio. 

Entre as ferramentas de análise de dados, está o Google Analytics 4 (GA4), que é uma das ferramentas mais avançadas para acompanhar a jornada do cliente, oferecendo relatórios em tempo real e integrando análises de múltiplos canais. É a ferramenta de análise de dados oficial e gratuita da Google, famosa também por sua ampla variedade de funções que permitem um ótimo monitoramento de performance para os proprietários de sites e apps. Além disso, o Google oferece cursos gratuitamente para que você comece a usar a plataforma, o que é essencial para que você dê os seus primeiros passos na análise de dados.

Por que contratar uma empresa de Martech?

Embora muitas empresas optem por contratar ferramentas de Martech de forma isolada, essa abordagem não é indicada. Isso porque contar com o apoio de uma empresa especializada em Martech é indispensável para potencializar os resultados das suas estratégias de marketing.

As empresas, que dominam os aspectos técnicos dessas ferramentas, também podem ajudar sugerindo estratégias personalizadas para atender às necessidades específicas de cada negócio. Portanto, mais do que apenas contratar ferramentas de martech, é essencial contar com uma consultoria especializada em Martech que possa orientar e implementar as soluções adequadas. Isso garante não apenas um retorno expressivo sobre o investimento, mas também um marketing mais eficiente e alinhado às expectativas do cliente.

Agora que você já conheceu as principais ferramentas de Martech, o que acha de começar a explorar o que essas soluções podem fazer pelo seu negócio? Com o suporte da M.Martech, você conseguirá aproveitar ao máximo essas ferramentas, aprimorando sua estratégia e conquistando melhores resultados. Entre em contato conosco e saiba mais!